Vamos tornar-nos mais civilizados?

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Do eufemismo e da saúde mental

Há pouco, falava com alguém do incontornável caso Freeport quando, subitamente, fui assaltado por uma enorme confusão na minha débil cabeça acerca do que seja "a avaliação da interferência política de Lopes da Mota numa investigação criminal (...) Não se concebe que alguém com aquela responsabilidade tente o arquivamento do processo e invoque ilegitimamente o nome do ministro da Justiça, tal como não se concebe que o ministro da Justiça nem se indigne nem se demarque".
Deixemo-nos de eufemismos porque aquilo que no texto acima se chama de "pressões", são, de facto, ameaças. E estas são um crime tipificado na lei. O que é isso de "avaliação da interferência política"?!" É alguma figura jurídica que esteja fora do alcance do comum dos portugueses?
Se tal audição tem por finalidade aumentar o xarivari que já por aí vai, julgo que vai ter sucesso. Se é para esclarecer seja o que for, a Procuradoria ainda existe, ou será que ruiu durante esta trapalhada? Ou será ainda porque o senhor Procurador só forneceu aos seus Conselheiros as conclusões do inquérito?
O que conterá esse inquérito que faz o senhor procurados divulgar somente as conclusões? Cheira-me que o "recheio" seria ainda mais quentinho...

Sem comentários: