Vamos tornar-nos mais civilizados?

domingo, 17 de maio de 2009

A Corrida de Sócrates para Novas Oportunidades

Não há programa como este das Novas Oportunidades que consiga sobreviver ao descrédito social. É necessário que a população reconheça como válidos os diplomas passados por esses Centros para que o Projecto que não é do Sócrates e que está de pé há já dez anos, possa ter pernas para andar. 
A última coisa que um projecto destes necessita é de ver um PM desacreditado a desacreditá-lo!
Bem basta a dificuldade que existe em explicar às pessoas que o saber adquirido fora da escola pode ser reconhecido e validado com um diploma de equivalência escolar. Já chega a técnicos destes Centros a dificuldade de compreensão que encontram porque as pessoas sempre funcionaram no paradigma escolar e sentem grandes dificuldades em reconhecer outro!
Quando se tem de dizer às pessoas que não vão ter professores, nem disciplinas e que a única disciplina que há será a sua narrativa de vida de onde se extrairão os saberes adquiridos, estamos a colocar os cérebros de pernas para o ar. Fazê-los conceber a escola de pernas para o ar, onde "a vedeta" não é o professor, mas a história de vida de cada adulto, é uma tarefa árdua. Explicar ao adulto que não se tem nada para ensinar, mas apenas se quer saber o que o adulto aprendeu, é, no mínimo, estranho. 
Se quer uma Nova Oportunidade para si, sr. PM, demita o seu Ministro da Justiça, cuja fama de panela de pressão o precede desde a Ásia, e não interfira em investigações da Provedoria e não entre em corridas que só provocam danos "colaterais", se é que tem a consciência tranquila. Caso contrário, se eu fosse seu primo, também só lhe pedia desculpas no Natal. Reconheço que tem um primo com sentido de humor!

Sem comentários: