Vamos tornar-nos mais civilizados?

sábado, 11 de julho de 2009

O BPP e as Franciscanas

Gosto imenso de animais. Acho que o simples facto de existirem, de sentirem, lhes confere dignidade e o direito de existirem e como tal os trato. Não chego ao ponto de lhes chamar "irmãos" como S. Francisco, porque só tive dois irmãos (uma das quais com quem mantenho uma relação pior do que com qualquer outro animal), mas, não andarei muito longe disso.
Como também me interesso por animais e por etologia, conheço alguns. Seguramente não tantos quantos os franciscanos e as franciscanas conhecem, já que ao tratá-los por "irmãos", estão, tacitamente, a colocar-se num plano de igualdade, quando o que admiro nos animais é a diferença, pois é esta que contribui para a minha identidade e a deles.
Ora, relativamente a esta "espécie" que são os franciscanos e o franciscanismo na sua mais moderna versão, nada me espanta. Desde a reforma, paga pelos portugueses ao membro de uma ordem "pobre" como a de S. Francisco, o irmão Melícias, até estas irmãs franciscanas que dedicaram a sua existência a esta humana fraqueza que é a da acumulação de riqueza.
O que acho estranho é que tenhamos de os ajudar, para que depois eles ajudem outros.
Lembro-me sempre da história do senhor que oferecia um chouriço a quem lhe desse um porco!

Sem comentários: